POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO SEBRAE/BA

1 – Da natureza das informações:

O Sebrae/BA declara que as informações coletadas dos usuários trafegam de forma segura, utilizando processo de criptografia padrão da internet. Qualquer informação fornecida pelos usuários será coletada e guardada de acordo com rígidos padrões de segurança e confiabilidade. Envidaremos nossos melhores esforços na manutenção da integridade das informações que nos forem fornecidas.

A manutenção da privacidade dos dados dos clientes é muito importante para o Sebrae/BA, e por isso, comprometendo-se em garanti-la. Leia atentamente a Política de Privacidade, que define o tratamento aplicado aos seus dados pessoais ou de sua empresa, tanto dos que tenham sido adquiridos através do cadastro no Portal de Atendimento, quanto daqueles obtidos automaticamente a partir da sua navegação no mesmo, no atendimento telefônico ou em cadastros preenchidos em cursos, palestras, eventos e por parceiros.

Esta declaração revela a natureza dos dados coletados: como são utilizados e como eles podem ser corrigidos ou alterados. Sempre que você acessar anunciantes ou outros sites da web através de links presentes no Portal de Atendimento, aqueles poderão coletar informações sobre você. Lembramos que as práticas relativas à privacidade desses parceiros e terceiros não são cobertos pela presente política e podem ser bem diferentes dos padrões de privacidade do Sebrae/BA

2 – Do cadastro dos usuários:

Para usufruir dos serviços do Sebrae/BA, o usuário deverá fornecer, na ocasião do cadastro, informações que vão desde o seu nome completo aos dados à cerca de documentos, como por exemplo CPF, CNPJ, endereço, telefones, data de nascimento, e-mail, além de escolher uma senha. A depender do conteúdo, pode haver a necessidade da inclusão de outras informações pessoais e/ou empresariais, do usuário.

3 – Por que são coletadas informações dos usuários?

Um dos principais objetivos do Sebrae/BA em captar informações pessoais dos usuários está em poder conhecer melhor os clientes para permitir o oferecimento de um serviço diferenciado e mais adaptado às necessidades de cada um destes, além de prestar contas aos órgãos competentes acerca dos atendimentos ora realizados.

4 – O que o Sebrae/BA faz com as informações coletadas?

O Sebrae/BA utiliza as informações coletada para direcionar, individualmente a cada cliente, as informações mais adequadas ao seu perfil, proporcionando assim um serviço personalizado e eliminando a possibilidade de sobrecarga de informações desnecessárias.

Adicionalmente, o Sebrae/BA agrega os dados para análise do desempenho das páginas através de indicadores. Tais dados agregados permitem a análise do tráfego das informações no Portal de Atendimento, resultando em intervenções que visam a melhoria da arquitetura de informação, abrangência e qualidade dos conteúdos.

É possível que ocorra a divulgação de informações globais e genéricas sobre o conjunto ou subconjuntos de nossa gama de clientes, ou seja, o Sebrae/BA poderá utilizar a informação pessoal para determinar os dados demográficos dos clientes e divulgar informações estatísticas com relação ao mercado sem que para isso seja necessário identificar um ou mais clientes em específico, preservando assim a segurança e privacidade dos mesmos.

Os usuários ao se cadastrarem no portal terão a opção de receber ou não em sua conta de e-mail ofertas e/ou propaganda, sendo que, a qualquer tempo, essa opção poderá ser alterada pelo usuário.

5 – O que o Sebrae/BA faz com informações recebidas através de cookies?

O Sebrae/BA utiliza cookies para facilitar a personalização da informação para o cliente, da forma mais automatizada possível.

Um cookie é um pequeno arquivo composto de dados que alguns sites gravam no computador do usuário quando este realiza uma visita. Um arquivo cookie pode conter algumas informações do usuário que facilite entender melhor a navegação deste nas páginas visitadas, isso simplifica a customização da página, ou seja, ao retornar o usuário terá algumas informações já pré-programada para serem apresentadas a ele. Além disso, os cookies permitem estimar a audiência e entender melhor as características do tráfego no sistema.

Vale ressaltar que o cliente tem total autonomia para recusar qualquer envio de cookies por meio de um bloqueio em seu navegador (sistema). Não há necessidade de possuir os cookies ativados para acessar o site do Sebrae Bahia, mas isso poderá ser requerido para acesso às áreas reservadas. O cliente receberá informações suficientes sobre as vantagens de não bloquear o envio de cookies, de modo a manter a sua autonomia na escolha.

6 – A importância dos Cookies na segurança da informação:

As informações recebidas do cliente por intermédio de cookies serão utilizadas apenas para fins estatísticos e de métricas dos serviços disponibilizados. Contudo, o Sebrae/BA reserva-se o direito de utilizar tais registros, de forma individualizada, em casos de apuração de fraudes ou de outros eventos que exijam medidas dessa natureza, incluindo, mas não se limitando a, investigações que o Sebrae/BA promova na tentativa de elucidar casos de evidência de ataques de hackers, alterações indevidas nos sistemas, fornecimento de elementos de prova em procedimentos judiciais ou, ainda, decorrentes de requerimentos judiciais.

7 – Com quem é compartilhada a informação?

O Sebrae/BA não compartilha informação sobre usuários individuais com nenhuma empresa ou terceiros, exceto em parcerias formais firmadas com outras instituições que o Sebrae/BA possa presumir que sejam de interesse do cliente e, nesses casos, sempre mediante prévia consulta e autorização do mesmo. Porém, conforme mencionado anteriormente, poderá haver compartilhamento de dados estatísticos agregados sobre o uso do Portal de Atendimento, para adaptar melhor o conteúdo às necessidades dos clientes.

8 – Opções do usuário em modificar a informação fornecida

O Sebrae/BA oferece aos clientes a possibilidade de corrigir ou alterar os dados preenchidos no cadastro. Essas mudanças poderão ser realizadas a qualquer momento, conforme julgarem necessário.

Se, ao se registrar, você indicou que está interessado em receber ofertas ou informações do portal e nossos parceiros, poderemos ocasionalmente enviar a você mensagens, via e-mail, sobre produtos e serviços que possam interessá-lo. Somente o Sebrae/BA (ou agentes que trabalhem em nome do Sebrae/BA e sob acordos de confidencialidade) enviarão a você esses e-mails e, somente se,  você indicou que não tem objeção contra essas ofertas. Se não desejar receber mais esses informes, basta dizer-nos ao fornecer suas informações pessoais, ou, a qualquer momento, alterar suas informações cadastrais, selecionando a opção de não receber mais esses e-mails.

9 – Quais são as precauções de segurança disponíveis para proteção em caso de perda, má utilização ou alteração das informações dos clientes?

O Sebrae/BA adota medidas de segurança lógica (tais como senhas criptografadas, restrição de acesso a servidores, softwares de firewall etc.), segurança física (restrição de acesso de pessoas não-autorizadas, contratação de data center, equipamentos de proteção à rede etc). O Sebrae/BA conta ainda com uma equipe técnica, plenamente apta nos quesitos que envolvem a segurança da informação. Além disso, toda a sua estrutura é regida por normas internas que estabelecem procedimentos de uso da informação.

As informações sobre a conta do Portal de Atendimento são protegidas por senha, para que somente você tenha acesso a suas informações pessoais.

Sua senha é secreta e recomendamos que não a revele a ninguém. O Sebrae/BA não irá solicitar, em nenhuma hipótese, seja por e-mail ou telefone, sua senha pessoal. Lembre-se também de desconectar-se da sua conta do portal e fechar a janela do seu navegador quando concluir sua navegação na internet. Isso garante que outras pessoas não tenham acesso às suas informações pessoais e correspondências, caso você compartilhe um computador com alguém ou esteja usando um computador em local público como uma biblioteca ou local de acesso público à Internet.

10 – Exceções ao sigilo da informação:

Se por qualquer motivo o Sebrae/BA decidir reunir e utilizar informações que identifiquem as pessoas para qualquer fim que não tenha sido descrito anteriormente, o Sebrae/BA informará a todos os usuários sobre essa utilização. Contudo, a despeito de todas as informações elencadas aqui, a respeito do compromisso em manter a privacidade dos seus clientes, o Sebrae/BA salienta que em casos excepcionais, como em solicitações judiciais, o mesmo fará a divulgação no estrito âmbito legal.

11 – Mudança na Política de Privacidade do Sebrae/BA

Caso o Sebrae Bahia decida alterar substancialmente a Política de Privacidade, as mudanças serão anunciadas no Portal de Atendimento.