O público especializado no segmento de Óleo e Gás, atendido pelo projeto Sebrae, participou de mais um Café com Energia, nesta quinta-feira (22), na Agência Sebrae Costa Azul. O tema da 4ª edição do ano foi “Oportunidades, impactos e resultados da Bahia Oil & Gas Energy 2023”.
A feira finalizou com um público de 8.411 pessoas. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Salvador, de 24 a 26 de maio, e realizou 317 reuniões de rodadas de negócios entre 33 empresas compradoras e 130 fornecedoras. A estimativa de volume de negócios fechados é da ordem de R$ 60 milhões.
As falas do encontro ficaram por conta de Aline Lobo (gestora estadual do Projeto Sebrae Energia e do Polo de Referência de Óleo e Gás Onshore), Nicolás Honorato (diretor da Petronor), Antônio Batista (consultor), Glauco Nader (consultor), Márcia Suede (coordenadora do comitê de Sustentabilidade do Sebrae Bahia) e Guga Cruz (consultor em ESG e palestrante), que apresentaram os resultados das Arenas de Inovação e ESG, da Plenária Petronor e Petrosuplly Meeting. Já o consultor Eduardo Aragon falou da importância da Bahia Oil & Gas Energy para o Estado e para o segmento.
O evento ofereceu grande diversidade de atividades ao público presente. Na plenária principal, foram tratados assuntos relevantes da área de petróleo e gás. Já na Arena de Inovação, foram apresentadas propostas ligadas à tecnologia com elementos aplicados à indústria petrolífera, enquanto na Arena ESG tiveram destaque os temas sociais, ambientais e de governança corporativa.
“A ideia de hoje era fazer um balanço geral e mostrar efetivamente tudo que aconteceu porque, por mais que a pessoa esteja no evento, às vezes não tem a dimensão do todo. Por isso, achamos importante fazer essas apresentações bem como fizemos para o comitê organizador do evento e para o comitê de Petróleo e Gás do estado da Bahia. E pensando nesse público atendido pelo Sebrae, o sentido foi de não perder o timing de provocá-los para a importância de participar em eventos do setor”, afirmou Aline Lôbo.
Hideo Hama, representante da Fluxo Soluções Integradas – grande empresa baiana que esteve na feira – compartilhou o resultado da experiência de participar como empresa expositora. “A gente não via, há muito tempo, o mercado participando efetivamente. Além de todas as palestras interessantes que houveram, também houve grande perspectiva de negócio. Pelo tamanho do estande e também pela concentração do tipo de negócio que temos na Bahia hoje. Nós não trouxemos um parceiro dos EUA e o gerente é um argentino que ficou impressionado com a quantidade de consultas que recebemos de todo tipo de empresa”, relembrou. Como consequência da feira, Hideo Hama contou que a empresa está transferindo parte da equipe que estava concentrada em outras regiões para começar a atender novamente a Bahia.
A empresa AP Representações também foi uma das expositoras na feira. O seu representante Alfredo Americano afirmou estar impressionado com os resultados da Bahia Oil & Gas Energy. “Realmente foi excepcional. Eu participo de muitas feiras. Dentro e fora do Brasil, mas nunca botei estande, sempre ‘gastei a sola do sapato’ correndo e vendo quais são as oportunidades que têm, mas realmente foi impressionante a repercussão dessa feira”, ressaltou.
Além da AP Representações, o evento contou com o depoimento de outras empresas atendidas pelo Projeto de atendimento Petróleo, Gás e Energia – Sebrae Energia, que foram: MGE Serviços Especializados (Breno Costa), Xdroner (Marcus Seixas), e Chescoved (Miguel Roca).
De acordo com Aline Lôbo, já existe uma intenção de fazer uma segunda edição da Bahia Oil & Gas Energy em maio de 2024. “É um acordo entre os realizadores desses grandes eventos, estamos organizando um calendário para não haver um desgaste muito grande das operadoras, dos patrocinadores, mas ainda estamos em discussão com o comitê organizador”, explicou.
Bahia Oil & Gas Energy
Realizado pelo Sebrae, Polo Sebrae Onshore e Petronor, a Bahia Oil & Gas Energy, foi uma correalização do Instituto Politécnico da Bahia e da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), e contou com o apoio de outras instituições representativas do setor, em âmbito estadual e federal. Foi ainda patrocinado por 3R Petroleum, ACELEN, Bahiagás, Larco, Origem, Petrobras, PetroReconcavo e várias outras empresas fornecedoras de bens e serviços do setor.
A Bahia Oil & Gas Energy recebeu missões empresariais dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Sergipe.
Originalmente publicado em: https://ba.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/atitude/4o-cafe-com-energia-apresenta-resultados-da-bahia-oil-gas-energy/