O guia nos ilustra caminhos, de forma simples e clara, para o estabelecer os preços dos seus produtos e serviço. A metodologia adotada parte da apuração dos custos de produção, das despesas, passo-a passo para calcular o ponto de equilíbrio até chegar ao método da estimativa do mark-up e do preço.
A necessidade da compreensão da real estrutura de custos e despesas de uma empresa é fundamental para a sua eficiente gestão financeira e, em particular, para o processo de precificação e apuração de resultado.
É importante considerar que os fatores externos também determinam o preço dos produtos e serviços como por exemplo a concorrência, a taxas de juros e os indicadores macroeconômicos.
A diferença é que os fatores internos necessitam ser medidos com muita precisão e depende de forma direta do controle e conhecimento dos gestores dos pequenos negócios.
Por isso é fundamental acessar conteúdos que esclareçam de forma simples e com exemplos práticos de como fazer essa gestão que forma que assegure os resultados e a saúde financeira das empresas. Esse guia prático busca facilitar o entendimento do processo de apuração e análise de custos para correta precificação de produtos e serviços.
Confira também nessa publicação a tributação por meio do Simples Nacional, Lucro presumido e Lucro real e seus impactos sobre as empresas comerciais, industriais e de serviços.