O Sebrae Energia está traz mais um relatório de inteligência de mercado com o objetivo de descrever os principais investimentos em Descomissionamento de Plataformas Fixas no Brasil, especialmente no Nordeste.
O descomissionamento prevê a interrupção definitiva da operação; arrasamento de poços, após o abandono definitivo da área; desmontagem e desativação das instalações; transporte de equipamentos; destinação adequada de materiais, resíduos e rejeitos; e monitoramento e recuperação ambiental da área desativada. Ainda que não seja comum no Brasil, a remoção de estruturas produtivas de petróleo é uma prática já frequente nos EUA e no Reino Unido, onde existem projetos de exploração e produção mais maduros.
Todo ativo tem uma vida útil. Assim é com um carro, com uma máquina e também com uma plataforma de produção de petróleo.
Em média, a vida útil de uma plataforma pode variar entre 20 e 30 anos após a produção do primeiro óleo. A desativação ou descomissionamento de plataformas de petróleo das instalações submarinas e dos dutos de escoamento é um tema cada vez mais presente no Brasil diante da proximidade do fim da vida útil de um grande número plataformas, a maioria plataformas fixas. As atividades de descomissionamento dessas plataformas devem envolver cerca de R$ 26 bilhões de investimentos no Brasil nos próximos cinco anos.
A produção de petróleo é decrescente com o tempo, onde a receita proveniente da venda do petróleo é insuficiente para cobrir as despesas de manutenção da operação. Atualmente temos no Brasil, especialmente no Nordestes, em torno de 30 estruturas marítimas programadas para desativação. Estas estruturas são chamadas de plataformas fixas em águas rasas.
No mundo, o investimento anual com descomissionamento offshore deve mais que quadruplicar até 2040, podendo atingir um valor total de US$ 210 bilhões, nos próximos 25 anos de acordo com a IHS Markit.
Faça o download do relatório completo no link abaixo e conheça sobre este cenário de mercado.
Para aqueles empresários que participaram do 3º Café com Energia de 2022, aproveitamos para agradecer pela participação e lembramos que será enviado com exclusividade os documentos:
1. Apresentação – OPORTUNIDADES EM DESCOMISSIONAMENTO DE PTATAFORMAS FIXAS DE ÁGUAS RASAS NO NORDESTE DO BRASIL
2. Planilha – OPORTUNIDADES EM DESCOMISSIONAMENTO DE PTATAFORMAS FIXAS DE ÁGUAS RASAS NO NORDESTE DO BRASIL
Se deseja ter acesso aos eventos do Sebrae Energia, assim como receber o detalhamento das informações apresentadas, inscreva-se agora mesmo clicando aqui. Entraremos em contato para informar como você pode participar.