O COVID-19 e a interconectividade energética mundial

O COVID-19 e a interconectividade energética mundial

Este artigo demonstra o impacto da pandemia mundial COVID-19 sobre a produção de energia fóssil no mundo, além disso mostra a interconectividade entre o crescimento das energias renováveis, o preço do barril do petróleo e a pandemia. Para isso foram utilizadas previsões do preço do barril de petróleo feitas pelo IEA (United States Energy Infornation Administration) e uma correlação entre a produção energia renovável por uma usina térmica na California com o preço do barril de óleo. Como resultado observou-se uma relação direta nessas variáveis, o que pode comprometer o investimento em energias renováveis, caso o preço do petróleo permaneça no patamar de 20 dólares por barril.

Qual a relação entre a pandemia que estamos passando e o preço do barril do petróleo? Existe alguma conexão entre o investimento em energias renováveis e o preço do barril de petróleo? Porque o preço do barril de óleo está tão baixo?

Para responder essas e otras perguntas sobre a correlação entre as energias renováveis, fósseis e a pandemia Covid-19 faça o download do artigo.